Salas de cinema com mais espectadores

De Janeiro a Maio as salas de cinema em Portugal somaram 4,5 milhões de espectadores, um aumento de 3.8% face ao período homólogo de 2013.

Salas de cinema com mais espectadores

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual, a receita bruta também seguiu a mesma trajectória ascendente. Nos cinco primeiros meses aumentaram 5% para 23,7 mil milhões de euros.

No ranking dos filmes mais vistos, Rio 2, de Carlos Saldanha, foi o mais visto, registando 255 mil espectadores. Posicionado no segundo lugar da tabela, está o filme de Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street, com 247 mil espectadores.

No que toca à distribuição cinematográfica, mantêm-se a tendência de concentração da NOS Lusomundo Audiovisuais, representando este distribuidor cerca de 60% da quota de mercado. 

O ICA realça ainda o significativo aumento, quer em número de espectadores, quer em receita bruta, dos distribuidores Pris Audiovisuais, Lanterna de Pedra Filmes e Vendetta Filmes. O primeiro aumentou o número de espectadores em 77,1%, enquanto o grupo Lanterna de Pedra Filmes e o Vendetta Filmes registaram subidas de 82,4% e 81,5%, respectivamente.

Quanto à exibição cinematográfica, a subida mais significativa registou-se no exibidor Teatro José Lúcio com uma variação de 189,3% na receita bruta e de 153,3% no número de espectadores.

sara.ribeiro@sol.pt