Alfama venceu as Marchas de Lisboa

O bairro de Alfama foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a EGEAC, empresa municipal responsável pelos equipamentos e animação culturais.

O segundo lugar foi atribuído à Marcha de Alcântara e o terceiro à do Bairro Alto.

No Desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade participaram 22 Marchas, das quais 20 entraram em competição, bem como alguns grupos convidados.

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no MEO Arena, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Por categorias, Alcântara foi o bairro melhor classificado na coreografia e figurino, Alfama na cenografia, enquanto Alfama e Castelo e Graça (ex-aequo) conquistaram o título de melhor letra e Marvila o de melhor musicalidade.

A melhor composição original foi de Marvila, com "Das Quintas Partem Cavalos", e o melhor desfile da Avenida foi o de Alfama.

Este ano foi a 82.ª edição das Marchas Populares de Lisboa, que desceu a Avenida da Liberdade com a temática "Peregrinação", numa alusão aos 400 anos da obra de Fernão Mendes Pinto, que se aventurou numa viagem marítima ao Oriente.

Marvila protesta

Elementos da marcha de Marvila vão entretanto protestar hoje de manhã na Avenida da Liberdade contra a classificação atribuída pelo jurí, que os colocou em 12.ºlugar, revelou à Lusa o representante da marcha, Marco Silva.

Em declarações à Lusa, Marco Silva considerou que "não há qualquer justificação lógica" para a marcha de Marvila ter ficado em 12.º lugar, adiandando que os marchantes não conseguem compreender os motivos de tal classificação.

"Quando saímos do pavilhão [Meo Arena, uma das fases da avaliação das marchas], todos, inclusive elementos de outras marchas, achámos que era para o primeiro ou segundo lugar", afirmou, adiantando que os 50 eklementos que compõem a marcha de Marvila estavam pelas 08:00 a juntar-se para partir em protesto para a Avenida da Liberdade.

De acordo com o representante de Marvila, será apresentado um protesto por escrito ao jurí das marchas ainda hoje.

"Primeiro nem aparecemos na tabela da classificação, depois parece que havia um erro e fizeram uma atualização e depois percebemos que tínhamos ficado em 12.ºlugar", contestou.

 

Lista completa do 1.º ao 20.º classificado das Marchas de Lisboa

1.º Alfama – 246 pontos

2.º Alcântara – 238 pontos

3.º Bairro Alto – 226 pontos

4.º Alto do Pina – 218 pontos

5.º Bica – 212 pontos

6.º Madragoa – 206 pontos

7.º Carnide – 201 pontos

8.º Ajuda, Graça, Lumiar e Mouraria – 200 pontos

12.º Marvila – 199 pontos

13.º Campolide – 198 pontos

14.º Beato – 194 pontos

15.º Castelo – 192 pontos

16.º S. Vicente – 188 pontos

17.º Santa Engrácia – 185 pontos

18.º Benfica – 182 pontos

19.º Bela Flor – 166 pontos

20.º Belém – 162 pontos

 

Lusa / SOL