‘Portugal tem capacidade para lutar pelo título’

Sem surpresa. Foi assim que Jorge Jesus classificou a pesada derrota de Portugal na estreia nos relvados do Brasil. O Mundial2014, as novas tecnologias no futebol e os métodos de trabalho no Benfica foram alguns dos temas abordados pelo treinador dos ‘encarnados’ esta quinta-feira numa conferência sobre futebol, organizada pelo SOL, em Luanda.

A goleada sofrida pela selecção nacional frente à Alemanha (4-0), na estreia da fase final do Campeonato do Mundo, não foi surpreendente para Jesus. “Portugal já jogou 17 vezes com a Alemanha e só ganhou três vezes, portanto não é nada de anormal”, garantiu o técnico, que continua a considerar que os pupilos de Paulo Bento têm “capacidade para lutar pelo título”.

“Ter o melhor jogador do mundo não faz da equipa a melhor do Mundial”, acrescentou o líder das ‘águias’ que coloca ainda o Brasil e a Argentina no lote de favoritos.

As novas tecnologias introduzidas no futebol foram outro dos pontos em debate. “A língua do futebol é universal, mas hoje em dia com as novas tecnologias é muito fácil”,garantiu. E nem o Benfica escapa à modernidade.

“Estas novas ferramentas, como o vídeo, ajudam os treinadores. Mas os jogadores das grandes equipas não gostam muito. Normalmente nunca passo mais de dez minutos de vídeo para eles não se distraírem”, explicou Jesus.

Quanto à atitude adoptada perante os jogadores do Benfica, a resposta é contundente: “Cada um é como cada qual. Mas grito muito porque estou sempre a corrigir a posição dos jogadores”.

Já na hora da derrota, o técnico do Benfica é menos exuberante. “ Quando perco isolo-me em casa e procuro estudar e entender porque perdi”. E questionado sobre qual seria o melhor treinador português, se o próprio ou José Mourinho, deixou uma resposta enigmática: “Não é fácil”.