Tarifas do roaming baixam no dia 1 de Julho

Caso esteja a pensar viajar para outro país da União Europeia a partir de dia 1 Julho a factura do telemóvel vai ficar mais leve. 

De acordo com os novos tectos tarifários aplicados por Bruxelas, no próximo mês as chamadas internacionais de voz vão custar 19 cêntimos por minuto e as recebidas 5 cêntimos. Um corte de 5 e 2 cêntimos face a 2013, respectivamente.

A transmissão de dados também vai baixar para 20 cêntimos por MB (menos 25 cêntimos), enquanto o envio de SMS vai ter o preço máximo de 6 cêntimos, o que traduz uma redução de 2 cêntimos face ao ano anterior.

Com a imposição destes tectos tarifários no roaming, que entraram em vigor de forma progressiva nos últimos anos, houve uma descida de 34% nos preços das chamadas de voz e de 71% na transmissão de dados, desde 2012.

Apesar deste pacote legislativo ser uma vitória para a Comissão Europeia, o objectivo último de Bruxelas passa por acabar mesmo com estas tarifas.  

Para a comissária europeia da tecnologia, Neelie Kroes, o roaming “do ponto de vista económico, é um perfeito disparate”. “Há uma tendência preocupante para se desperdiçarem oportunidades de crescimento para a nova economia das aplicações, bem como para os operadores móveis”.

Segundo a responsável por esta pasta, o roaming tem de desaparecer para a Europa poder posicionar-se com líder na economia digital.

sara.ribeiro@sol.pt