Argentina afirma que cumpriu obrigações em relação a credores

A Argentina afirmou hoje que respeitou as suas obrigações em relação aos credores, depois de ter depositado mais de mil milhões de dólares nos Estados Unidos para um pagamento de dívida que vence hoje.

"Quando um país paga e assume as suas obrigações financeiras, um juiz não pode alterar a relação contratual entre as duas partes (…). Os fundos foram depositados como era devido para estarem à disposição dos credores que aceitaram a reestruturação de dívida", afirmou hoje em conferência de imprensa o chefe do Governo argentino, Jorge Capitanich.

Depois da crise financeira de 2001, Buenos Aires conseguiu chegar a acordo com 93% dos credores para reestruturar a sua dívida e está a pagar-lhes regularmente o que foi acordado. Os restantes 7% recusaram o acordo e um juiz norte-americano, Thomas Griesa, decidiu que a Argentina tem de pagar a fundos especulativos detentores de dívida não reestruturada que reclamam 100% do valor nominal dos títulos que possuem.

De acordo com a decisão judicial, o pagamento a esses fundos é prioritário em relação ao pagamento aos credores que aceitaram a reestruturação da dívida.

Na passada quinta-feira, a Argentina depositou mais de mil milhões de dólares destinados a pagar aos credores que renegociaram a dívida, mas o juiz Griesa ordenou na sexta-feira a restituição às autoridades argentinas da verba depositada enquanto decorrem negociações sobre as modalidades de pagamento aos fundos que ganharam na justiça.

Lusa/SOL