S. Pedro do Sul recebe maior festival de música de inspiração cristã

O concelho de S. Pedro do Sul recebe, no final deste mês, o maior festival de verão de música de inspiração cristã que tem lugar em Portugal e no qual são esperadas cerca de mil pessoas, avançou a organização.

Em declarações à agência Lusa, o director logístico do Festival Jota, António Almeida, avançou que são esperadas cerca de mil pessoas no evento que este ano decorre em Carvalhais, no concelho de S. Pedro do Sul.

"Contamos com a participação de umas mil pessoas, vindas de todo o país. As inscrições ainda estão abertas, esperando-se gente do Minho ao Algarve", alegou.

A sétima edição do Festival Jota decorre nos dias 25, 26 e 27 de Julho, no espaço que acolheu durante vários anos o festival "Andanças".

"Pretendemos com este evento promover a música pop cristã. Queremos levar os jovens à composição e execução de música de inspiração cristã", justificou.

De acordo com o padre António Almeida, no recinto do evento vão ser montados dois palcos, um maior para acolher as actuações de artistas de renome na música de inspiração cristã nacional e internacional, e um outro para bandas amadoras.

"Com o palco secundário, vamos dar a conhecer bandas sem CD's gravados, mas que já tenham alguns originais. Penso que é uma forma de os entusiasmar a gravar música", apontou.

Pelo palco principal irá passar a Banda Jota com o seu álbum novo, a Banda Missio com o seu primeiro trabalho e o repertório do Padre Jason, dos Açores.

De Espanha chegam os roqueiros LVD – La Voz del Desierto e Ruben Villar de Lis, enquanto que de Inglaterra vêm os Crossbeam.

Na vertente ecuménica, actuações dos luso-brasileiros Xpression Cross e dos US – Unidos em Santidade.

"A grande novidade vem do Chile, com a actuação da Irmã Glenda", acrescenta.

Para além da música, o Festival Jota propõe ainda um conjunto de "workshops", actividades radicais, artes marciais, desporto, visitas guiadas, caminhadas, danças e espaços de oração em regime de acampamento.

O Festival Jota é promovido pelo serviço diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu, Direcção Artística da Banda Jota e serviço de pastoral juvenil da Diocese da Guarda.

Lusa/SOL