Internacional

Rupert Murdoch quer comprar Time Warner e depois vender a CNN

O magnata dos media Rupert Murdoch pretende comprar o grupo americano Time Warner e, posteriormente, vender a CNN, tendo já feito uma oferta, confirmou hoje a Fox, do grupo do empresário, noticia a AFP. 

De acordo com o jornal New York Times, Rupert Murdoch apresentou uma proposta para a compra da Time Warner - a dona da CNN - no valor de 80.000 milhões de dólares, mas esta foi rejeitada.

Entretanto, a Fox já veio confirmar que foi feita uma oferta de fusão à Time Warner, mas sem adiantar detalhes.

Fontes ligadas ao processo, adiantam que Murdoch pretende vender a CNN, a cadeia televisiva rival da sua Fox.

Segundo a agência financeira Bloomberg, a Twenty-First Century Fox está determinada em oferecer mais de 85 dólares por ação da Time Warner, um sinal que Murdoch está determinado em avançar com operação, apesar da rejeição anterior.

A Fox estima que as duas empresas combinadas poderão alcançar cerca de 1,5 mil milhões de dólares em poupanças de custos, nomeadamente com a eliminação da sobreposição da parte administrativa, recursos humanos ou operações de vendas e de tecnologias de informação, adiantou à Bloomberg uma fonte que pediu para não ser identificada.

Depois da rejeição da oferta, os media adiantam que Murdoch e a Time Warner não estão actualmente em negociações.

Caso o negócio se concretizasse, seria inevitável a venda da CNN, devido a questões de concentração de mercado com a Fox News.

Lusa/SOL

Notícia corrigida