Quer rezar? Faça download

São apenas dez a doze minutos de oração que podem ser descarregados para qualquer dispositivo móvel, como telemóvel ou tablet, para ouvir em qualquer local e a qualquer hora. Passo a rezar é uma iniciativa da Companhia de Jesus que pretende adaptar a oração aos contextos de vida moderna e pôr os católicos a rezar…

“É uma oração em movimento, que procura ir ao encontro da agitação e da mobilidade dos tempos modernos”, explicou ao SOL, António Valério, do Apostolado da Oração dos Jesuítas. Através dos dispositivos móveis, os crentes podem ouvir a sua oração nos transportes públicos, no trânsito, no caminho de casa para o emprego ou até quando fazem desporto. Muitos utilizadores escutam-na no computador do emprego, antes de começarem a trabalhar.

A iniciativa surgiu em 2010, inspirada no Pray as you go lançado pelos jesuítas ingleses, e o sucesso tem vindo a crescer. Diariamente, há 11 mil pessoas que passam por www.passo-a-rezar.net e descarregam a sua oração em português. Em quatro anos, foram ultrapassados os seis milhões de downloads.

Mais velhos já aderem às novas formas de oração

Apesar de estar direccionado para a oração individual, o Passo a rezar já entrou em muitos espaços de oração, como capelanias hospitalares, escolas católicas e paróquias. O público alvo são os mais jovens, entre os 20 e os 40 anos, mas à medida que as gerações mais velhas se vão adaptando às novas tecnologias, a idade dos utilizadores começou a subir.

E o que se pode escutar em 12 minutos de oração? “A base é a liturgia do dia (leituras), mas num ambiente musical que ajuda à meditação, e perguntas para que cada um possa reflectir sobre o que Deus lhe quer comunicar naquele dia”, explica o jesuíta. Ao longo dos anos, os textos a meditar ganharam a voz de muitas personalidades do mundo da cultura, política, música e teatro, como Eunice Muñoz, Adriano Moreira, Ruy de Carvalho, Carminho, Miguel Guilherme ou Joana Carneiro. 

Recentemente, foram criadas novas propostas de oração que também podem ser descarregadas no site. Dirigem-se a pessoas que fazem peregrinações, a Fátima ou outros santuários, e que querem rezar o terço.
O Passo a rezar também pode ser recebido através de uma newsletter e está no Facebook,  onde conta com mais de 21 mil seguidores.

Igreja disponibiliza cada vez mais aplicações

A Igreja tem procurado adaptar-se às novas tecnologias, com o Papa a dar o exemplo ao comunicar com o mundo através do Twitter. Em Portugal, as dioceses e os padres têm páginas no Facebook, no Youtube, e algumas paróquias já têm sites bastante desenvolvidos. Muitos padres jovens já não vivem sem as novas tecnologias. 

Mas as grandes novidades chegam agora pelos dispositivos móveis, e já em português. No iPad ou iPhone é possível descarregar o Catecismo da Igreja Católica ou The Pope APP, uma aplicação ainda só em inglês para acompanhar o Papa Francisco em tempo real, com vídeos e discursos.

A mais recente ferramenta, que promete revolucionar a vida dos sacerdotes, é o iBreviary, agora em português. Esta aplicação para iPhone e iPad tem tudo o que é necessário para celebrar missa, bem como orações e rituais dos sacramentos – o que é útil, por exemplo, quando um padre é chamado a benzer um determinado  local e não trouxe consigo o livro que orienta esse ritual. Basta puxar do iPad ou do iPhone e ler.

rita.carvalho@sol.pt