A I Guerra vista de um sofá português

Faz hoje 100 anos que o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, iniciando-se o conflito que ficaria conhecido como I Guerra Mundial.

A I Guerra vista de um sofá português

Para assinalar e recordar uma história para muitos esquecida, mas que marcou todo o século XX, a RTP2 preparou uma emissão especial. A programação começa à tarde, com  o programa Sociedade Civil, onde se debate a participação de Portugal nas várias frentes de batalha, participação essa que custaria a vida a 7.760 soldados.

Às 21h55, António Luís Marinho modera um debate com os historiadores Fernanda Rollo e Luís Farinha e com o professor Azeredo Lopes. Uma hora mais tarde será transmitido o documentário da BBC O Lamento da Guerra (The Pitty of War), da autoria do reputado historiador Niall Ferguson, em que se argumenta que foi a entrada da Grã-Bretanha no conflito o que fez com que uma crise nos Balcãs se transformasse na guerra que arrastou o mundo para uma era trágica.

Em Tanto para Conversar, o magazine de fim-de noite da RTP2, Inês Meneses convida Bernardo Pinto de Almeida, professor da Faculdade de Belas Artes do Porto para uma conversa sobre o ambiente cultural da segunda década do século XX. A noite da RTP2 termina com a transmissão, às 00h10, do concerto da Orquestra Filarmónica de Viena, que decorreu em Sarajevo, no dia em que se assinalou os 100 anos em que o arquiduque Franz Ferdinand foi assassinado (a 28 de Junho) e que deu origem à declaração de guerra um mês depois.

A RTP Memória tem uma emissão conduzida por Júlio Isidro e que conta com a participação de diversos especialistas.  A comédia João Ratão (de 1940) de Jorge Brum do Canto, com António Silva fecha a emissão.  João Ratão conta as aventuras de um soldado português na frente da Flandres, com a ironia que a censura da época permitia.

A SIC Notícias vai dedicar vários dias à efeméride, com cinco documentários da BBC. Hoje , amanhã e quarta serão  transmitidos os três episódios de A Caminho da Guerra 37 Dias. Nesta série explica-se o desenrolar da crise que desembocou na guerra e as intervenções de políticos e diplomatas para evitar a globalização do conflito.

A 4 de Agosto, a SIC Notícias transmite Estive Lá – Entrevistas a Quem Viveu a Guerra e no dia seguinte, relata-se, com a marca da BBC, O Último Dia da Primeira Grande Guerra. Michael Palin, o actor dos Monty Python que nos últimos anos tem feito vários documentários, conduz-nos pelos campos de batalha, narrando os últimos momentos do conflito.

telma.miguel@sol.pt