Santuário de Fátima evoca hoje queda do Muro de Berlim

O Santuário de Fátima evoca hoje à noite a queda do Muro de Berlim junto ao monumento onde está um fragmento do bloco que foi oferecido à instituição por um emigrante português residente na Alemanha.

Santuário de Fátima evoca hoje queda do Muro de Berlim

Segundo o santuário, a evocação, em português e alemão, será feita no decurso da procissão das velas, "no momento em que a imagem de Nossa Senhora de Fátima passar na direcção do monumento", nas imediações do recinto, e a iniciativa integra a oração pela paz promovida pela instituição.

A oração é um excerto do discurso que o papa João Paulo II fez durante a vigília de oração no santuário por ocasião da segunda visita que efectuou a Fátima, a 12 e 13 de Maio de 1991.

O Muro de Berlim começou a ser construído nesta cidade alemã na noite de 12 para 13 de Agosto de 1961, tendo sido demolido a 9 de Novembro de 1989.

O bloco do muro oferecido ao Santuário de Fátima, inaugurado a 13 de Agosto de 1994, pesa 2.600 quilos, mede 3,60 metros de altura e 1,20 metros de largura.

Junto a este espaço, à entrada do recinto, do lado sul, o santuário inaugurou a 13 de Outubro de 1998 um outro monumento que presta homenagem a dois sacerdotes que trabalharam na difusão da mensagem de Fátima, em Portugal e Alemanha, Manuel Formigão e Ludwig Fisher, respectivamente.

Trata-se de um monumento da autoria de Graça Costa Cabral, constituído por sete painéis de granito verde pérola, acrescentou a instituição.

Lusa/SOL