Futuro da meteorologia vai ser discutido no Canadá

Peritos reúnem-se a partir de sábado, e durante seis dias, em Montreal, Canadá, na primeira conferência científica mundial sobre meteorologia, para definir as prioridades da investigação no sector, a fim de melhorar as previsões de fenómenos como ciclones.

Sob o lema "A Meteorologia, que Futuro?", a Conferência Científica Pública Mundial sobre Meteorologia é promovida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas que estima a participação de mil especialistas durante a iniciativa, que termina na próxima quinta-feira.

Cientistas e especialistas de vários países vão procurar "definir as prioridades da investigação científica futura, e o seu potencial para gerar melhores serviços inovadores em matéria de meteorologia", como previsões mais precisas, úteis e a longo prazo, refere a OMM numa nota de imprensa divulgada esta semana.

Uma das questões que será lançada para debate é saber de que forma os meteorologistas se podem apoiar em investigações recentes para "melhorar a qualidade das previsões de ciclones tropicais e outros fenómenos meteorológicos com forte impacto, para lá das duas semanas", e "para aumentar a precisão espacial e temporal das previsões a pequena escala".

Segundo a OMM, uma das prioridades actuais é a gestão das inundações, para "uma melhor representação" do ciclo da água em modelos meteorológicos.

"Graças a importantes investimentos na investigação e nas observações, as previsões até cinco dias são, hoje, tão fiáveis como as feitas há 20 anos, para até dois dias", lembrou, citado na nota, o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Michel Jarraud.

Lusa/SOL