Já conhece os adversários de Benfica, Sporting e FC Porto na Champions?

O Zenit de André Villas-Boas e o Mónaco de Leonardo Jardim estão no caminho do Benfica na Champions, o Chelsea de Mourinho vai medir forças com o Sporting e o FC Porto tem de se deslocar à Ucrânia para defrontar o Shakhtar Donetsk. E Cristiano Ronaldo foi considerado o melhor jogador da Europa na época 2013/14, um galardão atribuído pela…

Já conhece os adversários de Benfica, Sporting e FC Porto na Champions?

"Estou satisfeito, ainda não tinha este prémio, vai para o meu museu", afirmou o internacional português, que bateu a concorrência do guarda-redes Manuel Neuer e o extremo Arjen Robben.

A votação esteve a cargo de 54 jornalistas europeus e foi esta tarde revelada durante a cerimónia da UEFA..

Já no que toca ao sorteio da fase de grupos da Champions, realizado esta tarde no Mónaco, a 'música' foi outra para as equipas portuguesas:

Ou seja, o FC Porto tem a 'obrigação' de passar à próxima fase, o Benfica tem a tarefa mais difícil e ao Sporting não lhe podia ter corrido melhor o sorteio.

As 'águias' de Jorge Jesus e os 'dragões' de Lopetegui evitaram os principais 'tubarões' europeus', o mesmo não se pode dizer dos 'leões' de Marco Silva, que vão ter de enfrentar o Chelsea de José Mourinho. Mas se o FC Porto até ficou num grupo acessível aos objectivos europeis, o mesmo não se pode dizer dos 'encarnados', que estão integrados num grupo bastante equilibrado. E a formação de Alvalade só se pode queixar da visita a Stamford Bridge, em Londres.

Apesar do estatuto de cabeça-de-série, o Benfica vai ter de medir forças com o Zenit de São Petersburgo de André Villas-Boas e o Mónaco de Leonardo Jardim. E ainda há o sempre complicado Bayer Leverkusen, da Bundesliga.

Este será o reencontro de Jesus com dois treinadores bem conhecidos do futebol português e ainda com três dos seus antigos pupilos na Luz: Garay, Witsel e Javi García. O apuramento promete ser renhido neste grupo.

Já o FC Porto tem nas longas viagens um dos principais obstáculos no Grupo H. Uma à Ucrânia e outra à Bielorrússia, para defrontar o Shakhtar Donetsk e o BATE Borisov, respectivamente. Com duas equipas teoricamente acessíveis, o Athletic Bilbau assume-se como o principal adversário no grupo. Os bascos eliminaram o Nápoles na ronda anterior.

Entre todos os cenários que poderiam acontecer ao Sporting, dificilmente algum previa um sorteio tão 'acessível', face ao pote em que os 'leões' estavam inseridos (3). Não evitaram o Chelsea, mas foram 'contemplados', dada a dificuldade das outras equipas presentes no sorteio, com duelos frente aos alemães do Schalke 04 e os elovenos do Maribor. O segundo lugar é possível, antecipando ujm 'natural' domínio da equipa de Mourinho.

A primeira jornada está agendada para 16 e 17 de Setembro.

Consulte o alinhamento da fase de grupos:

hugo.alegre@sol.pt