Vulcão islandês entra em erupção

O vulcão islandês Bardarbunga entrou esta sexta-feira em erupção. As autoridades da Islândia já subiram o nível de alerta para vermelho e interditaram o tráfego aéreo naquela região.

Vulcão islandês entra em erupção

De acordo com vários sites internacionais, a erupção terá tido início pouco depois da meia-noite (mesma hora em Portugal).

"Os tremores de terra causados pela erupção são pequenos, o que indica uma erupção efusiva, sem actividade explosiva significativa", explicou a Protecção Civil daquele país através de um comunicado.

Apesar de estar proibida a circulação aérea naquela zona, a Islândia decidiu não fechas os aeroportos da ilha. Os turistas já tinham sido retirados daquele local há cerca de uma semana, alguns dias depois dos primeiros sinais de actividade do vulcão, que não entrava em erupção há mais de um século.

De acordo com os geofísicos locais, esta situação de alerta que se tem vivido em torno do Bardarbunga nas duas últimas semanas deve-se aos processos de relaxamento da caldeira do vulcão, principalmente devido a mudanças de pressão do magma.