Hackers divulgam fotos íntimas de Jennifer Lawrence, Rihanna e 99 outras celebridades

  

Uma torrente de fotos de celebridades nuas invadiu as redes sociais na noite de domingo. A origem está num ataque à plataforma de armazenamento de dados iCloud, da Apple.

Jennifer Lawrence, Kate Upton, Kirsten Dunst, Ariana Grande, Victoria Justice, Lea Michele, Brie Larson, Becca Tobin e Mary Elizabeth Winstead são algumas das cantoras e actrizes que viram fotografias íntimas suas publicadas no Twitter e noutras plataformas sociais.

Algumas destas celebridades desmentem a veracidade das fotos. Outras, como a oscarizada Jennifer Lawrence, confirmaram-na através dos seus agentes. O Twitter está a bloquear as contas que divulgam as imagens.

Mas poderá haver mais fotos a caminho. No domingo, um alegado hacker publicou no fórum 4chan uma lista de celebridades atacadas. Esta inclui, para além dos nomes já citados, Rihanna, Candice Swanepoel, Hillary Duff, Selena Gomez, Kim Kardashian, Hayden Panettiere, Wynona Ryder ou Hope Solo, entre outros.  

De acordo com a imprensa internacional, todas estas celebridades terão sido alvo de um ataque às suas contas iCloud. Trata-se da plataforma de armazenamento presente em produtos da Apple como o iPhone, o iPad ou os computadores Mac.

Quando autorizada para tal, a iCloud faz o backup automático das fotografias, vídeos, mensagens e outros dados presentes em cada aparelho, permitindo aos utilizadores acederem aos seus documentos em qualquer outro aparelho Apple. É especialmente útil em casos de roubo, avaria ou perda de um iPhone, por exemplo, permitindo recuperar todo o arquivo pessoal.

No entanto, e como qualquer serviço online, está sujeito a ataques informáticos. Desconhece-se, para já, como é que o hacker ou grupo de hackers responsável pelo roubo deste fim-de-semana terá acedido à iCloud de pelo menos 101 celebridades listadas no 4chan. Mas o caminho mais fácil continua a ser o acto de decifrar as palavras-passe dos utilizadores – que muitas vezes são demasiado simples. No caso das celebridades, o desafio é ainda mais fácil devido à abundância de informações pessoais que se tornam públicas – nomes de companheiros e familiares, animais de estimação, escolas frequentadas, etc.