27 pessoas acusadas de tráfico de droga começam a ser julgadas

O julgamento de 27 pessoas pela alegada prática do crime de tráfico de estupefacientes está previsto começar hoje, às 09h00, no Tribunal Judicial de Leiria.

Dos 27 arguidos, com idades entre os 20 e 47 anos, a maioria residente em Leiria, seis respondem, também, pelo crime de receptação e dois por detenção de arma proibida.

Segundo o despacho de pronúncia, desde Janeiro de 2012 até Junho de 2013, um casal, pessoalmente e através de outros arguidos, dedicou-se "em exclusivo à venda a retalho, após desdobramento, adulteração [corte] e fraccionamento em doses mais pequenas, directamente a consumidores de Leiria, de cocaína e heroína, a preço muito superior à sua aquisição".

As quantidades semanais médias eram de, "pelo menos, 100 gramas de heroína e cocaína", refere o despacho, considerando que aquele casal tinha "a função de dirigir todo o negócio de compra e venda" do estupefaciente, adquirindo-o e repartindo-o "pelos demais arguidos", dos quais recebia o relatório de venda e o dinheiro desta.

"Permitiam que alguns consumidores se deslocassem para a sua residência com o fito único de adquirirem, em segurança, heroína ou cocaína". Naquela casa, o homem, quer pessoalmente, quer através da sua companheira ou de filhos menores, "entregava os pacotes" e recebia o respectivo preço.

Para o comércio de cocaína e heroína, o homem forneceu as filhas e respectivos companheiros, além de outros arguidos.

Em tribunal vão estar, entre outros, os supostos responsáveis pelo abastecimento por grosso e outros arguidos que se dedicavam à compra e venda a retalho de cocaína e heroína, destacando-se um casal que, à semelhança de outros dois, apresentava "um movimento monetário diário de mil euros", sendo que pelo menos metade correspondia a mais-valia da venda do estupefaciente.

Lusa/SOL