14 milhões de toneladas de resíduos em 20 anos

Em 20 anos, a Valorsul tratou e valorizou 14 milhões de toneladas de resíduos urbanos, produzidos por 1.6 milhões de cidadãos de 19 municípios das regiões de Lisboa Norte e Oeste, avançou a empresa em comunicado.

Neste período, o sistema de gestão integrada da Valorsul – responsável por mais de um quinto de todo o lixo doméstico em Portugal – produziu 4.215.864 MW de energia, resultando numa receita de 337.067 milhões de euros, essencial «para a manutenção de uma tarifa de valorização de resíduos das mais baixas da Europa», lê-se no mesmo documento. 

Foram ainda recolhidas selectivamente 856 mil toneladas de resíduos de embalagem, encaminhados para reciclagem, e processadas 210 mil toneladas de matéria orgânica que deram origem a energia e a composto para agricultura.

A Valorsul é responsável pelo tratamento de lixo de Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.