Portugueses gastaram 441 milhões de euros com ‘smartphones’

Os portugueses gastaram 441 milhões de euros em reparações e substituições de ‘smartphones’ nos últimos sete anos, segundo um estudo divulgado hoje por uma empresa norte-americana de reparação tecnológica.

Esta é uma das conclusões de um estudo europeu sobre acidentes com 'smartphones' feito pela Square Trade, que afirma também que "28% dos portugueses com estes telemóveis inteligentes estragaram-nos nos últimos dois anos e que 4% ainda têm o telefone com o ecrã partido".

O estudo aponta ainda que a maior parte dos acidentes com estes equipamentos acontece em casa (51%), enquanto um quinto dos problemas foram causados por outra pessoa que não o proprietário. Quase 60% dos donos de 'smartphones' tiveram de esperar mais de uma semana pela reparação do equipamento, indica ainda.

Os responsáveis por este estudo admitem ainda que os donos de animais são mais propensos a ter um acidente com o seu equipamento (81%).

O Inquérito sobre Acidentes com Smartphones na Europa da SquareTrade foi realizado em agosto de 2014, utilizando os programas online RearchNow e Qualtrics. Os dados foram recolhidos junto de mais de 13.000 utilizadores de smartphones em toda a Europa, incluindo Portugal.

“Os dados deste estudo permitem-nos não só ter uma ideia do valor global gasto pelos portugueses na reparação dos seus telefones, com prever e antecipar os inesperados acidentes com telemóveis. Não deixa de ser interessante saber que um em cada três portugueses teve um problema com o seu smartphone nos últimos dois anos”, revela Kevin Gillan, director europeu da Square Trade.

Ficam aqui outras estatísticas do estudo (alto nível de danos):

9% dos proprietários de smartphones deixaram-no cair na casa de banho;
8% deixaram o equipamento em cima do carro e arrancaram com o veículo;
7% danificaram o aparelho enquanto viam um jogo;
4% utilizam o smartphone com o ecrã partido;
3% lavaram-no quando misturado com um monte de roupa suja

Detalhes de acidentes:

20% dos acidentes foram causados por outras pessoa sem ser o proprietário;
16% dos acidentes envolvem líquidos;
78% dos acidentes com líquidos envolvem água

Outras conclusões relacionadas com probabilidades:

Os proprietários de iPhones têm 30% de maior probabilidade em ter um acidente com o aparelho;
Menores de 45 anos têm 150% de maior probabilidade de ter um acidente com o seu smartphone;

Lusa/SOL