Cultura

Friends, amigos há 20 anos

A 22 de Setembro de 1994, os norte-americanos ficaram a conhecer Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey, os seis amigos que compunham a série Friends.

Mais básico não podia ser: Seis pessoas, com idades a rondar os 20 e pouco, que confraternizam e discutem questões corriqueiras do dia-a-dia dos jovens americanos. Poderia ser considerada uma série demasiado simples… Mas resultou!

Friends surgiu numa altura em que grandes comédias, como Seinfeld e Frasier, prendiam os espectadores à televisão. Mesmo assim, a série conseguiu conquistar o seu lugar na programação norte-americana e, mais tarde, na de todo o Mundo.

Recebeu centenas de nomeações e prémios ao longo dos anos: Conquistou seis Primetime Emmy Awards, um  American Comedy Award, um GLAAD Media Award, um Golden Globe Award, seis People's Choice Awards, entre outros.

Os criadores da série, David Crane e Marta Kauffman, decidiram terminar a série em Janeiro de 2004, ao fim de 10 anos no ar. Para grande infelicidade dos seus fãs, Jennifer Aniston (Rachel), David Schwimmer (Ross), Courteney Cox (Monica), Matthew Perry (Chandler), Lisa Kudrow (Phoebe) e Matt LeBlanc (Joey) seguiram os seus caminhos… Uns com mais sucesso do que outros, como já se sabe.

Com repetições a passarem a toda a hora em todo o mundo – em Portugal dá na SIC Mulher -, os Friends continuam a fazer parte da vida de milhares de pessoas : Umas mais novas, outras que na altura tinham a mesma idade que os protagonistas… E hoje estão 20 anos mais velhas. 

joana.alves@sol.pt