Conservas portuguesas chegam a Paris

A Loja das Conservas, que reúne 17 empresas conserveiras portuguesas, vai dar o primeiro passo de internacionalização a 27 de Setembro, com a inauguração de um ‘corner’ em Paris, disse hoje à Lusa secretário-geral da associação do sector.

Conservas portuguesas chegam a Paris

A Loja das Conservas é um conceito de promoção conjunto da indústria conserveira portuguesa que reúne no mesmo espaço comercial 17 empresas do sector, com o apoio da ANICP – Associação Nacional da Indústria de Conservas de Peixe.

O primeiro 'corner' [canto] internacional da Loja das Conservas vai ser instalado na loja gourmet Causses, no centro de Paris, com a sua inauguração prevista para o próximo sábado.

"O mercado francês é tradicional na nossa conserva", explicou o secretário-geral da ANICP, Castro e Melo, adiantando que os franceses já consumiam conserva portuguesa, mas ainda não havia um espaço físico que reunisse uma ampla oferta do sector em França.

"Os franceses são grandes consumidores, além de ser um mercado onde há uma grande colónia portuguesa", disse, adiantando ter uma expectativa positiva sobre a presença naquele país.

Além disso, Paris "é uma cidade com muito turismo", pelo que "há grande potencial", disse.

O 'corner' parisiense vai ter 500 referências de conservas de peixe portuguesas e da a possibilidade de se fazer encomendas de outras referências produzidas pela indústria em Portugal.

Para o próximo ano está prevista a continuação da expansão comercial da Loja das Conservas.

Questionado que outros mercados poderão estar em estudo após a entrada em França, Castro e Melo disse que há vários destinos em estudo.

"A aposta na China é uma delas", disse, acrescentando que é preciso dar "passos certos e de cada vez".

No ano passado, o sector conserveiro exportou 218 milhões de euros, um volume de 53.000 toneladas, sendo 2013 "um ano recorde".

Para este ano, ainda não há uma meta definida, mas para Castro e Melo, as exportações deverão ser superiores às de 2012.

Em relação à conserva de cavala, que tem sido uma aposta do sector este ano, o secretário-geral da associação disse que este produto é exportado para mercados como a Itália.

A indústria portuguesa de conservas emprega directamente mais de 3.500 pessoas, tendo actualmente 21 fábricas activas e em laboração e exportando cerca de 65% da sua produção.

Lusa/SOL