Reunião de Arraiolos começou em hotel de Braga

A 10ª Reunião do Grupo de Arraiolos começou esta manhã, no Hotel Melia, em Braga, sob medidas de segurança muito rigorosas, com unidades especiais da GNR e o Corpo de Segurança Pessoal da PSP a circunscrever toda a área envolvente e revistar quem se deslocava à unidade hoteleira.

Cães da Guarda Nacional Republicana especializados na detecção de explosivos foram ao longo desta manhã utilizados para o controlo de todas as viaturas, quer oficiais, quer particulares, envolvidas no transporte de políticos e de trabalhadores das delegações que se encontrarão em Braga até amanhã à tarde.

Cavaco Silva já recebeu o seu homólogo finlandês, Sauli Niinistö, seguindo-se ao final da manhã um outro encontro bilateral entre Cavaco Silva e o Presidente da República da Bulgária, Rosen Plevneliev.

A reunião internacional, que envolve nove chefes de Estado europeus sem poderes de carácter executivo, prosseguirá esta tarde no Mosteiro de Tibães com o tema imigração, que será abordado pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, o mesmo chefe de Estado que em 2003 impulsionou em Arraiolos os encontros informais entre Presidentes da República, daí o nome daquela vila alentejana ter ficado desde sempre ligado a estas reuniões. Já esta noite Cavaco Silva oferecerá um jantar aos seus convidados no Salão Medieval da Universidade do Minho, em Braga, antes do qual a fadista Ana Moura irá proporcionar um momento musical. Amanhã de manhã haverá uma deslocação de todos os nove chefes de Estado até ao Laboratório Internacional de Nanotecnologia em Braga.