Grupo Pestana constrói mais um hotel no Alvor

O grupo Pestana está a construir mais um hotel no Alvor, Algarve. A futura unidade de quatro estrelas, que deverá chamar-se Pestana Mar, terá 76 quartos. E surge na mesma área em que a maior rede hoteleira portuguesa tem hoje seis unidades, de um total de nove na região algarvia.

Contactada pelo SOL, a empresa recusou dar detalhes do projecto. Mas, segundo o aviso afixado junto à obra, prevê-se um período de execução de 36 meses, a contar de Maio de 2013.

O relatório relativo à actividade do Pestana na Europa e América do Norte em 2013 – recentemente disponibilizado no site do grupo – confirma que um dos principais investimentos efectuados no último exercício foi precisamente “o início de desenvolvimento do projecto para um novo hotel no Algarve, em Alvor, o futuro Pestana Mar”.

Segundo o relatório, o projecto caracteriza-se “pela sua localização, na primeira linha da costa”, tendo como “factor de diferenciação a sua baixa densidade, com aproximadamente 152 camas”.

O documento elenca  outros planos para o Algarve, mas sem pormenorizar. Questionado, o grupo também não quis comentar. 

Tal como nos relatórios anteriores, mantêm-se referências a um empreendimento de quatro estrelas na Quinta da Amoreira, Alvor, com apartamentos, villas e bungalows, totalizando 860 camas turísticas. Ou o projecto D. Fernando, com hotel e campo de golfe, a par do da Quinta de S. Pedro, a Norte do Gramacho, com campo de golfe e imobiliário, que está “numa fase inicial do seu desenvolvimento”.

Em Silves, há terrenos adquiridos para “um projecto turístico que valorize a componente natureza, com percursos pedestres, zonas de observação de aves e específicas para caça, e para o qual se está a desenvolver uma série de acções, nomeadamente junto da Câmara Municipal de Silves”, indica.

Expansão no Porto

Quanto ao resto do país, está a avançar a pousada de Lisboa, no Terreiro do Paço, com 86 quartos e abertura prevista para 2015, após um investimento de nove milhões. E a ampliação do hotel Pestana Porto, cuja capacidade será duplicada para 101 quartos, vai merecer um investimento de seis milhões de euros.

Em Setembro, a companhia madeirense anunciou ainda que ia estrear a marca Pestana nos Açores, ao assumir, por mais de seis milhões de euros, o hotel Bahia Palace, em São Miguel.

Com 51 hotéis em 15 países e 35 Pousadas em Portugal, o grupo tem ainda unidades em desenvolvimento em Amesterdão, Rio de Janeiro e Luanda, que deverão abrir a partir de 2016.

Grupo reposiciona marcas 

De olho no crescimento, o presidente Dionísio Pestana já assumiu estar na corrida aos hotéis Tivoli, que o grupo Espírito Santo tem à venda. O objectivo é gerir estas unidades em parceria com fundos internacionais, aos quais caberá o investimento.

Desenvolver uma cadeia hoteleira com Cristiano Ronaldo é outro dos projectos. Dono de 49% das Pousadas de Portugal, o grupo também já indicou estar interessado em ficar com a totalidade do capital da Enatur, detida em 51% pelo Turismo de Portugal.

No ano passado, a companhia começou também a reposicionar as suas marcas. “Estruturou a sua aposta comercial numa maior focalização baseada na segmentação dos seus hotéis em Portugal em três grupos: Pousadas de Portugal, Pestana Hotels e Luxury Hotels”, explicita o relatório.

Executou ainda uma reorganização societária. E, de acordo com as contas também agora divulgadas do Pestana International Holdings, que consolida as principais sub-holdings de turismo organizadas por geografia, estas participadas geraram 320 milhões de euros em receitas. Os lucros foram de dez milhões.

ana.serafim@sol.pt