Mau tempo: Aviso vermelho para a Madeira domingo de manhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou hoje um aviso vermelho para a região montanhosa da ilha da Madeira devido à chuva e trovoada prevista para domingo de manhã.

O IPMA colocou assim sob aviso vermelho (o mais grave numa escala de quatro) aquela zona entre as 06h00 e as 12h00.

A partir das 12h00 e até meio da tarde, o aviso do IPMA passa a laranja — o segundo mais grave –, ainda devido à previsão de chuva forte que pode ser acompanhada de trovoada.

Devido à chuva, a região montanhosa estará sob aviso amarelo (o terceiro mais grave) as 00h00 e as 03h00 de domingo e entre as 18h00 de domingo e as 06h00 de segunda-feira.

Entre as 06h00 de domingo e as 12h00 de segunda-feira vai estar em vigor um aviso amarelo devido ao vento.

Hoje, o Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) tinha emitido um comunicado alertando para a eventual ocorrência de precipitação entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de segunda-feira no arquipélago da Madeira.

"Associado à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte e ao desenvolvimento de uma região depressionária a sudoeste do arquipélago da Madeira, prevê-se a ocorrência de precipitação entre as 21h00 do dia 18 e as 09h00 do dia 20 de Outubro", diz o comunicado do SRPC.

Este organismo detalha que "entre as 03h00 e as 18h00 de domingo a precipitação poderá ser por vezes forte, acompanhada de trovoada e de rajadas de vento", predominando neste período o aviso laranja meteorológico.

A nota acrescenta que "durante o dia de domingo e manhã de segunda-feira poderão ser registados períodos de vento moderado a forte, com rajadas da ordem de 70 quilómetros/horários nas regiões costeiras e da ordem de 90 a 110 quilómetros/horários nas regiões montanhosas".

Lusa/SOL