Como o casamento altera as suas SMS

Até que ponto mudam as SMS que enviamos ao nosso companheiro depois de nos casarmos? Provavelmente nunca reparou nisso. Mas a verdade é que mudam. E bastante…

Em Outubro de 2008, Alice Zhao, uma jovem de Chicago, começou a namorar com o homem que viria a ser o seu marido. Para celebrar o seu primeiro aniversário juntos, Zhao ofereceu um presente no mínimo original: Um documento Word com todas as mensagens que trocaram desde que se conheceram.

Cinco anos depois, Alice Zhao recolheu todas as mensagens que tinham trocado ao longo dos últimos seis anos e analisou-as, de forma a perceber até que ponto é que a linguagem de ambos se foi alterando. 

Os resultados podem surpreender… Ou não. Por exemplo, enquanto no início a palavra ‘amor’ era bastante utilizada por ambos, a partir do momento em que casaram começaram a usá-la cada vez menos. No entanto, Zhao arranja uma explicação muito simples para este fenómeno: “Nós agora não temos que enviar uma SMS para dizer que nos amamos. Podemos dizê-lo pessoalmente”, escreveu no seu site Dash of Data.

As palavras que Alice e o marido mais usavam em 2008 e as que mais utilizam hoje em dia. Fonte: Dahs of Data

 

Outro resultado surpreendente foi o facto de dizerem cada vez menos o nome um do outro, como se pode ver no gráfico abaixo. 

Por outro lado, a partir do momento em que casaram, Alice e o marido começaram a usar mais as palavras ‘casa’, ‘jantar’ e o terrível e demasiado simples ‘ok’.

“As nossas mensagens tornaram-se mais previsíveis porque as coisas mais surpreendentes são ditas pessoalmente. (…) Já não vivemos distantes um do outro, por isso as nossas mensagens são mais práticas”, conclui. 

 

As palavras mais e menos usadas pelo casal antes e depois do matrimónio. Fonte Dash of Data

 

joana.alves@sol.pt