O que são os testes de stresse

Os testes são feitos pelo Banco Central Europeu e pela Autoridade Bancária Europeia para avaliar a robustez financeira dos bancos. Saiba como funcionam.

O que são?

Estes exercícios, realizados pela Autoridade Bancária Europeia em cooperação com o Banco Central Europeu (BCE), pretendem avaliar a robustez financeira dos bancos através de simulações de cenários económicos adversos.

Que bancos serão examinados?

CGD, BPI e BCP são os bancos portugueses incluídos nos testes de stresse, a par de outros 120 europeus. A avaliação do Novo Banco ainda não está concluída. 

Qual a importância?

Reunir dados padronizados para supervisores, políticos e investidores saberem até que ponto cada banco tem capitais próprios suficientes para se manter solvente. Os critérios principais da avaliação são: exposição ao risco e à divida soberana e posição de capital.

O que é preciso para passar?

Para ter nota positiva, é necessário um rácio core tier  1 de 8%. Este indicador mede o capital de melhor qualidade do banco face ao valor dos seus activos ponderados pelo risco.

E se chumbarem?

Têm duas semanas para apresentar ao BCE os seus planos de capitalização indicando como pretendem cobrir as insuficiências detectadas.

sara.ribeiro@sol.pt