Actriz brasileira acusa Portugal de exploração

A actriz brasileira Luana Piovani lamenta a vitória de Dilma Rousseff nas eleições e aproveitou um desabafo numa rede social para atacar a reeleita presidente do Brasil e Portugal. No post, confunde o Partido Trabalhista (PT) de Dilma  e Lula com a sigla usada na internet para identificar Portugal. E está a irritar os internautas…

"O Brasil foi explorado tantos anos por Portugal e agora continuará a ser pelo PT! Não é à toa que a sigla de Portugal é PT! Eu votei Aécio!", escreveu a actriz da Globo no Twitter.

O comentário da apoiante do derrotado Aécio Neves está a gerar polémica nas redes sociais, com muitos a compararem as palavras de Luana às piadas sobre portugueses feitas pela actriz Maitê Proença.

A actriz, que é conhecida por partilhar no Instagram fotos polémicas – que incluem cenas íntimas e de nudez – já reagiu com outro comentário naquela rede social.

"Sou responsável pelo que escrevo, não pela maneira que os petistas interpretam! Falo o que penso, não o que vocês querem ouvir", respondeu Luana Piovani depois de um coro de protestos contra as suas palavras.

Não é a primeira vez que o apoio da actriz ao candidato do PSD do Brasil, Aécio Neves, gera polémica. Na semana passada, Luana partilhou uma foto no Instagram na qual usava uma t-shirt com os dizeres: ""Keep calm o c******, chega de corrupção".

O post serviu de mote a uma acesa discussão, com apoiantes de Dilma de um lado e de Aécio do outro. A troca de palavras foi tão intensa que acabou por ser notícia no site Terra, no Brasil. Isto, apesar de na altura Luana Piovani ter optado por deixar sem resposta os comentários.

Recorde-se que em 2007, um sketch humorístico do programa brasileiro Saia Justa foi o centro de uma grande polémica entre Portugal e o Brasil. 

No vídeo, gravado em Lisboa, a actriz brasileira Maitê Proença ridicularizava os portugueses e gerou uma onda de protestos deste lado do Atlântico.

Na altura, Maitê defendeu que se tratava apenas de humor, mas acabou por pedir desculpa aos portugueses.