Ponto Final Parágrafo. O que é o Design de Comunicação?

E se forem os alunos a avaliar o seu curso e os professores a aprenderem com eles? Foi a partir desta ideia que os 67 alunos que terminaram a licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAL) em 2014 passaram o último semestre a trabalhar – integrando o plano de…

Os resultados dessa pesquisa estão à vista e visitáveis para um público de interessados ( futuros alunos, mas também professores, empregadores, colegas da área e eventualmente toda a gente que se interesse por ensino, comunicação e cultura) na exposição ‘Ponto Final  Parágrafo’ em dois pólos: na Fábrica Features em Lisboa, na megastore da Benetton no Chiado (até 1 de Novembro), e na Galeria da FBAL até dia 31 de Outubro.

Foi publicado um catálogo que reúne as propostas dos alunos sobre o curso, as alterações que deveriam ser feitas no plano de estudos e currículo. No catálogo está ainda presente a  ideia muito comum de que a licenciatura devia ter mais anos. “E não ser compactada como foi, graças ao Tratado de Bolonha”, sustenta a professora Sofia Gonçalves, uma das coordenadoras da exposição.

O futuro em aberto é uma das questões que preocupam estes finalistas. Como diz Sofia Gonçalves, “há uns anos sabíamos que todos os melhores alunos tinham entrada garantida e imediata no mercado de trabalho. Hoje, já não é tanto assim”.

E no entanto trata-se de alunos brilhantes, sublinha, uma vez que a média de acesso é a segunda maior da Universidade de Lisboa (que integra o Técnico, Letras, Direito, Medicina e Arquitectura) logo a seguir ao Curso de Engenharia Aerospacial no Ensino Superior Técnico. E é a 7ª nota mais alta a nível nacional, diz a mesma professora.

A exposição é uma reflexão sobre o percurso dos alunos e é também uma elogio crítico à   universidade, um ponto de vista dos alunos incentivado pelos professores que, dizem ser  importante que os alunos sejam ouvidos e chamados a reflectir sobre o seu percurso. “A exposição é um processo crítico, mais do que mostra projectos acabados, porque isso eles vão aprender muito depressa lá fora. O que estiveram a fazer aqui foi reflectir e isso é muito valioso”, refere Cândida Ruivo, outra das professoras coordenadoras de ‘Ponto Final Parágrafo’.

Vanessa Costa e Angelina Velosa – duas das alunas organizadoras da exposição – têm uma posição semelhante em relação ao futuro próximo: acabar o portfólio, procurar estágio e eventualmente regressar ao estudo, ao inscreverem-se num mestrado. Nina Sodagar irá cruzar conhecimentos: vai continuar os estudos em Gestão e Marketing.

O fim do curso é um momento chave que gera ansiedade. “ Eles debateram tudo com muita frontalidade mas também muita esperança. E sinto que estes alunos estão a escolher o caminho, nesta altura complicada, de reflectir primeiro e depois agir com muita determinação”, explica Sofia Gonçalves.

“Não encontras falhas. Encontras soluções que não resultam” é uma das mensagens  na parede, da autoria de um dos alunos, o que tem muito a ver com este estado de espírito.

‘Ponto Final Parágrafo’ é também uma oportunidade para entrar na Faculdade de Belas Artes no Chiado, um local cheio de história, mas onde a cidade não costuma imiscuir-se e perceber o que motiva todos os anos 55 alunos brilhantes a escolher Design de Comunicação e o que eles vão fazer com a vida quando deixarem este edifício no Chiado .

telma.miguel@sol.pt