World Trade Center – Levantado do chão

Treze anos depois do trágico atentado que destrui as Torres Gémeas, em Manhattan, Nova Iorque, o One World Trade Center abre hoje as suas portas. Trata-se do principal edifício do renovado complexo de escritórios do World Trade Center. É o arranha-céus mais alto do hemisfério ocidental, com 541 metros de altura, e também o mais…

World Trade Center – Levantado do chão

Com 104 pisos, feitos de aço e betão, é considerado pelo director executivo da Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia, Patrick Foye, como “o complexo de escritórios mais seguro dos Estados Unidos”.

É apenas um dos arranha-céus previstos para o local até 2020, já que cinco novos edifícios, assim como o Memorial 11 de Setembro, vão dar vida ao que ficou das ruínas do ataque terrorista da al-Qaeda, que vitimou mais de três mil pessoas.

Depois de um período de luto, o World Trade Center reergue-se, sem Nova Iorque ter perdido o estatuto de um dos centro financeiros mais importantes do mundo.

A população de Manhattan triplicou desde então, e são muitos os que querem um lugar na Baixa nova-iorquina. Como a famosa editora Condé Nast, que publica revistas como a Vanity Fair e a Vogue, e que já ocupa um terço desta nova torre, o One World Trade Center.

filipa.moroso@sol.pt