‘Jihadistas’ portugueses. Quem são?

São entre 12 a 15 os portugueses que aderiram à causa do Estado Islâmico. Sandro ‘Funa’, de 36 anos, foi o primeiro a morrer, no final de Outubro, na frente de combate, na Síria.

Combatia pelo EI há cerca de nove meses e, segundo o Público, ‘Funa’ não resistiu aos ferimentos na sequência de um bombardeamento em Kobane – frente de batalha entre o EI e os combatentes curdos e local de frequentes bombardeamentos por parte dos EUA.

Sandro Monteiro, de origem cabo-verdiana, cresceu na freguesia do Monte Abraão, na zona de Sintra. Em 2007, partiu para Londres e, avança o diário, foi lá que se converteu ao Islão e aderiu à causa radical do EI.

Da célula de Londres partiram também outros quatro portugueses ‘jihadistas’: Fábio Poças, Patrício Saraiva, Celso Edgar – os dois últimos são irmãos e também provenientes da zona de Sintra.

Aos 22 anos, Fábio, de Mem Martins (Sintra), é agora Abdu ostenta no seu perfil de Facebook as ideais islâmicos. É casado com uma portuguesa também convertida ao Islão, Ângela, que conheceu através da Internet.

O Público refere ainda que Patrício, de 28 anos e natural de Angola, é “ um elemento importante no organigrama do EI, que os serviços de informação agora esboçam para fixar uma organização cuja construção se lhes escapou”.