Suspeitas de legionella no hospital de Vila Franca de Xira

Pelo menos 13 pessoas deram hoje entrada no Hospital de Vila Franca de Xira depois de terem bebido água, com sintomas que apontam para episódios provocados pela bactéria “legionella”, informa a câmara municipal.

Todos os pacientes, residentes nas freguesias do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria, recorreram ao serviço de urgência do Hospital de Reynaldo dos Santos, alegadamente por terem ingerido água.

"Na posse desta informação, foram no imediato contactados os serviços de Saúde competentes, nomeadamente a direcção do Agrupamento de Centros de Saúde "Estuário do Tejo", que nos informou do número de pessoas que, neste contexto, se encontravam nas urgências. Mais nos foi transmitido que os sintomas apontariam para episódios de 'legionella', a confirmar", esclarece a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em comunicado.

A autarquia acrescenta que, de seguida, estabeleceu contacto com a EPAL, empresa que fornece a água em baixa aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, sobre esta situação, tendo transmitido à câmara municipal "que não tinham qualquer registo de alteração das condições de abastecimento".

O município sublinha que os serviços laboratoriais dos SMAS de Vila Franca de Xira "estão a proceder a análises à água, não se verificando qualquer registo anómalo dos valores normais para consumo humano".

A câmara termina a nota dizendo que aguarda que sejam conhecidos os resultados dos exames realizados aos pacientes que deram entrada no hospital da cidade.

Lusa/SOL