Brincar é crescer

Milan não pôde contar com a presença da mãe à saída da escola, como acontece todos os dias. Motivo? Uma conferência de imprensa internacional para dar a conhecer a mais recente iniciativa da associação que Shakira fundou aos 18 anos – a Barefoot Foundation –, destinada a dar educação às crianças que vivem na rua…

Mas a sua aventura no mundo da solidariedade social não é de hoje. Aos 18 anos, depois de ter conseguido o seu primeiro sucesso internacional com ‘Pies Descalzos’, achou que podia finalmente fazer a diferença pelas crianças da sua comunidade. A missão era (e continuar a ser) disponibilizar educação a todas as crianças, principalmente àquelas que vivem em zonas de maior insegurança. “A escola é a base para o desenvolvimento da comunidade onde está inserida”, é o chavão que não se cansa de repetir. Com ele já fundou seis colégios em Quibdó, Soacha, Barranquilha e Cartagena (além de ter apoiado a reconstrução do Colégio Elie Dubois, no Haiti, após o terramoto de 2010), por onde, ao longo destes quase 20 anos, já passaram mais de 67 mil crianças e jovens. 

O êxito do seu trabalho na fundação tem sido tal que foi Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF (2003-2006), ajudou a criar a Fundação América Latina em Acção Solidária (ALAS), foi nomeada, em 2011, por Barack Obama, membro da Comissão Assessora do Presidente para a Excelência Educativa para os Hispânicos e, ainda este ano, em Abril, passou a fazer parte de um grupo de trabalho das Nações Unidas para atingir o segundo objectivo mundial do milénio: “que cada criança tenha acesso à educação”. Uma mensagem que levou da Índia a Jerusalém, passando pelo Bangladesh, países que visitou para deixar a semente de uma educação de qualidade para todas as crianças. 

Shakira e o mundo dos brinquedos

Muito focada no desenvolvimento infantil e mãe (está actualmente grávida do segundo filho), foi a própria Shakira a abordar a Fisher-Price para explorar o desenvolvimento de uma linha de produtos que contribuísse para o desenvolvimento das crianças e, ao mesmo tempo, que os lucros desses brinquedos revertessem para a sua fundação. “Ao trabalhar para o desenvolvimento infantil através da minha fundação, comecei a ver como as etapas de desenvolvimento eram importantes e como os brinquedos podiam ajudar os bebés a alcançá-las, incluindo o meu próprio filho. Quis desenhar uma linha de brinquedos que estimulasse o desenvolvimento nessa etapa crucial da sua vida”, revelou Shakira. 

A cantora esteve muito ligada à produção destes brinquedos, que incluem sons de instrumentos dos quatro cantos do mundo nas músicas infantis que se podem ouvir em algumas das peças, uma bola de futebol musical e ainda um livro para crianças na idade pré-escolar porque o Milan “adora ‘ler’, ou melhor, pegar num livro e imaginar a sua história”, brincou. Além dos brinquedos, colocou ainda online uma série de vídeos em que partilha os grandes desafios da maternidade com outras mães e que estarão disponíveis em 23 países.

patricia.cintra@sol.pt