Autoridades detectam legionella em fábrica de Vila Franca de Xira

A empresa Solvay Portugal confirmou esta manhã a presença de vestígios de legionella em duas das suas 12 torres de refrigeração. No entanto, a companhia afirma que os testes efectuados também deram resultados positivos noutras fábricas da região, revela o jornal Público.

A informação foi confirmada a este mesmo jornal pela subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas, que admitiu que este não foi o único local em Vila Franca de Xira onde foram detectados vestígios da bactéria.

Graça Freitas sublinha que ainda não é possível dizer se foi este o foco do surto de legionella.

O porta-voz da Solvay, Mário Branco, afirma que os resultados conclusivos destas análises só deverão ser divulgados pelo Instituto Ricardo Jorge no prazo de uma semana, adianta o Público.

“Quando o primeiro teste dá positivo quer dizer que foram encontradas algumas células, vivas ou mortas. Daí não se pode extrapolar que seja aqui o foco”, sublinha Mário Branco.

O porta-voz explicou ainda que dos 120 funcionários da empresa, apenas um contraiu a doença do legionário. Mário Branco duvida que o problema esteja naquelas duas torres, já que a Solvay “manteve sempre as suas boas práticas, nada se modificou, tudo é feito como sempre”: “É um processo que fazemos há dezenas de anos, há uma empresa externa que faz esse controlo, injecta cloro e assegura as boas condições das torres”, disse ao Público.

O que é a Legionella? O que precisa de saber sobre o surto que deixou Portugal em alerta, aqui