Jorge Sampaio distinguido com doutoramento ‘honoris causa’

O antigo presidente da República Jorge Sampaio vai ser distinguido hoje com um doutoramento “honoris causa”, pela universidade britânica King’s College de Londres, “em reconhecimento pelo seu evidente mérito”.

Jorge Sampaio distinguido com doutoramento ‘honoris causa’

Esta é a mais alta distinção atribuída pela terceira mais antiga universidade britânica, fundada em 1829, que todos os anos atribui os diplomas honoríficos a personalidades de diferentes áreas e aptidões.

Além do antigo chefe de Estado português, receberão os respectivos títulos o historiador Christopher Bayly, o biofísico e prémio Nobel da Química em 2013, Michael Levitt, o biólogo Timothy Aitchison, o jurista Navanethem Pillay e o imunologista Paul Rothman.

O processo de nomeação de Jorge Sampaio foi iniciado por dois académicos da instituição, Luísa Pinto Teixeira, historiadora e antiga directora do Centro Camões de Estudos em Língua e Cultura Portuguesa, e Hélder Macedo, escritor e professor emérito de Literatura Portuguesa.

Jorge Sampaio foi Presidente da República durante dois mandatos consecutivos, entre 1996 e 2006, precedidos por dois mandatos consecutivos como presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1989-1995).

Exerceu recentemente os cargos de Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações (2007-2013), Especial Enviado do secretário-geral da ONU para a Luta contra a Tuberculose (2006-12).

Mantém as funções de membro do Conselho de Estado, enquanto antigo Presidente da República, e de presidente do Conselho Consultivo da Universidade de Lisboa desde 2007.

É Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Aveiro (2008), Coimbra (2010) e Lisboa (2010), possui numerosas condecorações nacionais e estrangeiras e recebeu vários galardões, como o Prémio Europeu Carlos V (2004), Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa e Prémio Diálogo de Culturas (ambos em 2010).

Em 2013 lançou a Plataforma Global para os Estudantes Sírios para oferecer bolsas e assim evitar a perda de uma geração de licenciados no país.

Lusa/SOL