Fossa explode e deita prédio abaixo na China

A explosão de gases de uma fossa séptica causou o colapso de um prédio inteiro na região central da China, ferindo 15 pessoas. O acidente, segundo a agência de notícias local Xinhua, que cita fontes policiais, aconteceu no sábado em Zhangjiajie, província de Hunan.

Segundo a polícia, um homem estaria a queimar lixo no exterior do prédio, o que serviu de fonte de ignição para incendiar os gases da fossa. Três das 15 pessoas atingidas pela explosão e pelos detritos tiveram de ser transportadas para o hospital. Quatro prédios vizinhos também foram afectados.

Explosões e outros acidentes relacionados com os gases tóxicos formados nas fossas são um problema comum na China, causados muitas vezes devido à deficiente construção no país. Em Maio, um homem e a sua mãe morreram dentro de uma fossa que estava directamente debaixo de uma casa-de-banho, na província de Henan. O homem entrou lá para recuperar um telemóvel que tinha caído no buraco da latrina, perdendo logo os sentidos. A mãe entrou para o ajudar, acabando por morrer também.

emanuel.costa@sol.pt