Temperaturas do Saara ao Ártico sem sair do mesmo lugar

A Ford arrancou a construção de um novo centro de testes relacionados com o clima e a geografia, na Alemanha, que segundo a marca terá o mais avançado túnel de vento do mundo. Numa sala, por exemplo, as temperaturas poderão ser reguladas entre 40º negativos e 55º positivos.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a construtora multinacional americana, afirma que o centro de Merkenich, em Colónia, vai recriar as condições que os carros têm de enfrentar um pouco por todo o mundo, mas também os extremos possíveis. Além das temperaturas, serão simulados, por exemplo, os níveis de humidade: entre 10% e 95%, representando desde zonas desérticas a florestas tropicais.

Quanto ao vento, um factor que desde há décadas é usado para melhorar a aerodinâmica dos automóveis, também não foi esquecido. Os dois túneis de vento de Merkenich podem produzir correntes de ar com mais de 250 kmh, quase ao nível de um furacão de categoria 5.

Em termos de geografia, o novo centro de testes atinge outro extremo. A altitude simulada pode chegar a 5.200 metros, perto de três vezes a da Torre, na Serra da Estrela. No comunicado, a Ford salienta que cerca de metade dos seus veículos “são vendidos em áreas que estão a mais de 1.000 metros acima do nível do mar”.

emanuel.costa@sol.pt