Sporting agarra-se à Champions

Uma vitória por 3-1 sobre o Maribor, aliada à derrota do Schalke 04 na recepção ao Chelsea (5-0), colocou o Sporting em zona de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, quando resta disputar uma jornada da fase de grupos. Assegurada desde já, na pior das hipóteses, ficou a repescagem para a Liga Europa.

Sporting agarra-se à Champions

Dentro de duas semanas, os ‘leões’ vão tentar segurar o actual segundo lugar no Grupo G em Stamford Bridge, perante um Chelsea que não só garantiu a passagem à fase seguinte como a vitória no grupo. Para não depender do resultado do Maribor-Schalke 04, a equipa de Alvalade precisa de pontuar em Londres. Em caso de derrota na visita ao Chelsea, os alemães não poderão ganhar na Eslovénia.

Esta noite, em Alvalade, o Sporting entrou a todo o gás e chegou à vantagem aos 10 minutos, através de um desvio de Mané na sequência de um bom trabalho de Jefferson no flanco esquerdo. Sem desacelerar, a equipa leonina ampliou o marcador pouco depois da meia hora de jogo, após um lance de insistência de Nani.

O Sporting parecia ter o domínio dos acontecimentos, mas uma perda de bola a meia-campo proporcionou um contra-ataque ao Maribor e, na primeira oportunidade dos eslovenos, um cruzamento do lado esquerdo resultou num autogolo de Jefferson.

Faltavam três minutos para o intervalo, que acabaria por se prolongar por cerca de uma hora, devido a uma avaria nos holofotes do estádio. No reatamento, o Sporting pareceu adormecido e o Maribor acreditou no empate. Estavam os eslovenos a pressionar quando João Mário roubou a bola em zona adiantada, cruzou para a área e Nani amorteceu para a finalização de Slimani.

O 3-1 tranquilizou os ‘leões’, que durante os 25 minutos que faltavam para o final controlaram por completo as operações. Assistiu-se neste período a uma sequência de oportunidades flagrantes desperdiçadas, por Slimani, Carrilo, João Mário, Nani e William. Mas o mais importante estava garantido: três pontos e um milhão de euros.