Mau tempo: Madeira sob risco extremo

O arquipélago da Madeira vai estar na sexta-feira e no sábado sob aviso vermelho, o mais grave de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 7 a 8 metros, foi hoje anunciado. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso vermelho entre as 15:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas muito altas de noroeste (7 a 8 metros).

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e é emitido pelo IPMA sempre existe uma situação meteorológica de risco extremo.

De acordo com o IPMA, a Madeira está já desde as 08:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira também sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros.

Vai estar também sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sábado prevendo-se vento forte com rajadas da ordem dos 120 quilómetros/hora.

A Madeira está ainda sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.

O IPMA emitiu também hoje um aviso laranja para os distritos de Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Beja, Setúbal, Faro, Évora devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.

Também o arquipélago dos Açores está sob aviso laranja, mas devido à agitação marítima forte entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa do vento os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Santarém e Lisboa até às 06:00 de sexta-feira.

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra e Castelo Branco estão também sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira devido à queda de neve acima dos 1.400/1.500 metros.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa/SOL