Carlos Slim já não é o segundo homem mais rico do mundo

O mexicano Carlos Slim passou do segundo para o terceiro lugar entre os mais ricos do planeta ao ser destronado pelo norte-americanos Warren Buffett, revelou a agência Bloomberg.

O ranking dos milionários continua a ser liderado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, com uma fortuna de 86.500 milhões de dólares (70.238 milhões de euros).

As acções da empresa de Warren Buffett, Berkshire Hathaway (Nebraska), subiram 27% este ano porque as dezenas de negócios do octogenário obtiveram lucros recorde.

"A empresa tem 60.000 milhões de dólares (48.723 milhões de euros) em caixa, de maneira que poderia fazer uma grande aquisição a qualquer momento", explicou o biógrafo de Warren Buffett, Andrew Kilpatrick, num email enviado à Bloomberg.

As acções da companhia subiram até aos 200 dólares (162 euros) pela primeira vez em Agosto, depois da publicação do seu relatório anual.

Desde então, as acções escalaram mais 13%, elevando a fortuna de Buffett a 73.700 milhões de dólares, mais 300 milhões de dólares que o mexicano Carlos Slim.

Na segunda-feira as acções da Berkshire Hathaway fecharam com um preço de 227,8 dólares (185,02 euros) uma valorização de 0,96%, de acordo com os dados da CNNMoney.

Lusa/SOL