As celebridades que tiveram de declarar falência

Hoje em dia podem ser considerados grandes nomes da cultura universal. Podem até ter fortunas inimagináveis para a grande maioria da população mundial. Mas já passaram por tempos difíceis… E chegaram mesmo a declarar falência.

O site do Telegraph fez uma lista das celebridades que, por vários motivos, acabaram por ficar sem dinheiro. Uns conseguiram recuperar. Outros não.

Oscar Wilde

O escritor irlandês foi obrigado a declarar falência após a batalha judicial contra o Marquês de Queensbery, depois deste o ter acusado de sodomia. Wilde foi condenado a dois anos de prisão por “cometer actos imorais com vários rapazes”, tendo sido vítima de trabalhos forçado. No entanto, decidiu interpor um processo contra quem o acusou e acabou por perder, o que o levou a ter que pagar todas as despesas relacionadas com o caso e, consequentemente, a ficar sem dinheiro, lê-se no Telegraph. Wilde teve mesmo que abdicar dos direitos de produção de uma das suas obras mais conhecidas – ‘A Importância de se Chamar Ernesto’.

Abraham Lincoln

Antes de se tornar o 16º presidente dos Estados Unidos da América, Lincoln foi obrigado a declarar falência, após ter entrado num negócio ruinoso. Em 1832, decidiu comprar uma loja em New Salem, no Illinois. Mas apesar de ter muito jeito para a política, Lincoln não era um grande negociante, descreve o site da CNN. O futuro presidente e o seu sócio não conseguiam vender nada e a dívida foi acumulando.

Lincoln acabou por vender a sua parte do negócio, mas quando o seu sócio morreu, viu-se com uma dívida de mil dólares. Quando os credores o levaram a tribunal, Lincoln foi obrigado a vender o  seu cavalo e alguns dos seus equipamentos pessoais. Mesmo assim, Abraham Lincoln teve que pagar a dívida até 1840.

Cindy Lauper

Logo no início da sua carreira, a cantor teve que declarar falência após a sua banda – Blue Angel – terminar. Para sobreviver, Cindy Lauper cantava num restaurante japonês vestida de geisha. Tudo mudou quando o sue manager lhe arranjou um contrato com uma discográfica, explica a revista Rolling Stone.

Burt Reynolds 

O actor norte-americano declarou falência em 1996. Reynolds afirmou na altura que tinha perdido 40 milhões de dólares durante o processo de divórcio da sua mulher, Loni Anderson. Disse também que o seu antigo contabilista lhe tinha roubado 15 milhões.

Mike Tyson

O pugilista declarou falência em 2003. Tyson arrecadou milhões de dólares durante o tempo em que esteve activo, mas, segundo o New York Times, o campeão de pesos pesados gastou a sua fortuna em joalharia, mansões, carros, telemóveis, festas, roupa e motas.

MC Hammer

O rapper dos anos 90 arrecadou durante a sua carreira cerca de 33 milhões de dólares, explica a revista Forbes. Mas em 1996, MC Hammer teve que declarar falência, acumulando uma dívida no banco de mais de 13 milhões de dólares, devido ao seu estilo de vida exuberante.

Larry King

O conhecido apresentador de talk-shows tem neste momento uma fortuna de cerca de 150 milhões de dólares. Mas as coisas nem sempre correram bem: De acordo com a Time, nos anos 60, Larry King fazia uma vida de luxo, mesmo recebendo um salário baixo na rádio de Miami. Em 1971 foi despedido e em 1978 declarou falência, com uma dívida a rondar os 350 mil dólares. Nesse mesmo ano, King começou a apresentar um programa nocturno, o que o levou ao estrelato.

Marvin Gaye

O cantor compôs uma série de sucessos ao longo dos anos 60, 70 e 80, mas nem isso o impediu de declara falência em 1976. Em causa esteve o divórcio da sua mulher Anna Gordy Gaye. Marvin teve que lhe pagar as royalties do álbum que iria lançar (Here, My Dear!) e estas acabaram por acumular. No total, segundo a Rolling Stone, Marvin Gaye ficou com uma dívida de 600 mil dólares.

Donald Trump

O empresário norte-americano teve neste momento uma fortuna avaliada em cerca de 4 mil milhões de dólares, escreve a Forbes. No entanto, Trump teve que declarar falência quatro vezes – em 1991, 1992, 2004 e 2009. No entanto, estas não foram falências pessoais, mas sim profissionais, o que significa que as suas contas não foram muito afectadas.