Dormir com os pais faz mal à saúde

Os bebés que partilham a cama com os pais têm um maior risco de desenvolver problemas asmáticos, revela um estudo realizado na Universidade de Roterdão, publicado no European Respiratory Journal.

 A investigação não explica de que forma é que esta prática ajuda a desencadear problemas respiratórios, mas o estudo está a ser divulgado por sites de todo o mundo. “São necessários mais estudos para descobrir os factores que provocam o desenvolvimento da asma”, assume Maartje Luijk, um dos médicos envolvidos na investigação.

O estudo foi feito com base na análise de 6160 mães e dos seus filhos. Foram recolhidas informações no que diz respeito ao estado da saúde respiratória de todas as crianças entre o primeiro ano de idade e os seis anos. Os médicos analisaram também os padrões de sono das crianças que tinham até dois anos de idade.

De acordo com a informação disponibilizada no site da Fundação Portuguesa do Pulmão, “cerca de 10% dos cidadãos residentes em Portugal têm asma, sendo a doença mais prevalente em idade pediátrica”. Para além disso, a asma está ligada a uma série de outras doenças: “80% dos asmáticos têm rinite e cerca de 40% dos doentes com rinite têm asma”, dá como exemplo o mesmo site.