Vila Galé candidata-se a gerir hotel em Brasília

O Vila Galé poderá vir a incluir um hotel em Brasília, no Brasil, na sua rede. O segundo maior grupo hoteleiro português candidatou-se à gestão do Brasília Alvorada, perto do Palácio do Planalto, avançou o presidente do conselho de administração Jorge Rebelo de Almeida, num encontro com jornalistas no Rio de Janeiro.

“Estamos concorrer à administração de hotéis em Brasília, que são da FUNCEF [terceiro maior fundo de pensões do Brasil]”, revelou, adiantando que se ganhar, a ideia é ter um resort urbano na capital brasileira.

A empresa inaugurou ontem o seu primeiro hotel na cidade carioca, um quatro estrelas com 292 quartos, num investimento de 35 milhões de euros, totalizando agora sete unidades hoteleiras no mercado brasileiro, sobretudo resorts.

 ”O nosso projecto para o Brasil é continuar a crescer. Temos de ir ao Sul, que também tem necessidades de resorts”, assegurou Jorge Rebelo de Almeida.

Actualmente, o grupo está ainda a construir o VG Sun, um aparthotel junto ao resort Vila Galé Cumbuco, perto de Fortaleza, que merecerá um investimento de 30 milhões de euros e estará concluído em meados de 2016.

“Gostaríamos muito de estar em Alagoas, porque tem um litoral muito bonito”, acrescentou, sublinhando que também pretende levar a marca a cidades como Curitiba ou São Paulo.

O grupo Vila Galé entrou no Brasil em 2000 e abriu o seu primeiro hotel no país em 2001, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Tem apostado sobretudo no mercado interno, atraindo o público brasileiro, que representa 90% dos hóspedes nas suas unidades.

O negócio no Brasil pesa 45% na facturação da empresa, cerca de 210 milhões de reais (64 milhões de euros). Em 2015, o grupo antecipa um crescimento de 15%.  

“Hoje o Brasil tem de apostar seriamente no turismo. A época das grandes ficções financeiras já era. Estamos todos a tentar passar para a economia real, a produzir coisas que se vêem”, rematou.

ana.serafim@sol.pt