Vitória com sabor a Lima no Dragão

De um lado Jorge Jesus abraçado pelos jogadores em clima de festa, do outro Julen Lopetegui resignado perante os olhares cabisbaixos dos seus pupilos. Num jogo em que liderança da 1.ª Liga estava em jogo, o Benfica visitou e venceu o FC Porto na Invicta por 2-0 – a primeira vitória de Jesus no Dragão…

Vitória com sabor a Lima no Dragão

Para encontrar outro triunfo dos ‘encarnados’ no reduto dos rivais é preciso recuar até 2005, quando Nuno Gomes apontou os dois golos da vitória do emblema da Luz. Nove anos depois, esse papel foi entregue ao brasileiro Lima. Mas para obter este resultado, os pupilos de Jorge Jesus tiveram de vestir o ‘fato de macaco’, até porque a história do clássico podia ter sido outra.

Ainda o cronómetro marcava um minuto de jogo quando Tello arrancou um cartão amarelo a André Almeida e uma falta perigosa à entrada da área das ‘águias’.

Cinco minutos depois, Óliver apareceu isolado na ala esquerda, após um passe em profundidade de Alex Sandro, cruzou junto à linha de fundo para o interior da área e Herrera esteve perto de marcar, ao atirar a bola junto do poste esquerdo da baliza de Júlio César. 

Aos 22 minutos, Jackson Martínez também podia ter aberto o activo, mas em posição frontal, só com o guarda-redes contrário pela frente, deixou escapar a bola na altura do remate.

À passagem da meia hora de jogo, Alex Sandro percorreu toda a lateral esquerda e encontrou Jackson Martínez na cara de Júlio César, que lhe voltou a negar o golo.

Sem que nada o fizesse e contra a corrente do jogo, o Benfica acabou por inaugurar o marcador num lance feliz. Num lançamento de linha lateral cobrado por Maxi Pereira, que originou muitos protestos da equipa técnica de Julen Lopetegui, a bola pingou no interior da área de Fabiano, onde apareceu Lima para encostar com a anca para o primeiro golo do Clássico.

A passividade defensiva dos ‘dragões’, que controlaram as operações durante grande parte do primeiro tempo, resultou no primeiro golo da partida e o segundo (que iria aumentar para três) sofrido pelo FC Porto esta época no Dragão em jogos a contar para o campeonato.

Perto do intervalo, os ‘azuis e brancos’ ainda tentaram reagir, novamente através do avançado colombiano, mas Júlio César voltou a dizer ‘presente’ antes das equipas recolherem aos balneários.

O segundo tempo começou com a pressão natural da equipa da casa, à procura de inverter o rumo dos acontecimentos, mas com mais um tiro certeiro para os ‘encarnados’. Numa jogada de insistência dos avançados do Benfica, um remate de Talisca para defesa apertada de Fabiano deixou a bola ‘redondinha’ para Lima encostar para o 2-0.

As entradas de Quaresma e Quintero mexeram com o jogo, mas os jogadores do FC Porto revelaram-se sempre demasiado perdulários em frente à baliza. Jackson foi o mais inconformado e ainda enviou a bola à barra por duas ocasiões (77’ e 81’), mas o resultado já não sofreu mais alterações até ao apito final.

Há 3 anos que os ‘dragões’ não sofriam dois golos para o campeonato na Invicta. Curiosamente, a última vez que tal aconteceu foi diante do Sp. Braga e o marcador foi… Lima.

A vitória no clássico permite ao Benfica ganhar estofo na frente da tabela, agora com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto, no segundo posto em igualdade pontual com o Vitória de Guimarães, e com mais dez que o Sporting, afundado no quinto lugar.

hugo.alegre@sol.pt