Gripe: Um abraço também cura

Se não gosta de ficar engripado, há uma coisa que deve fazer diariamente – mostrar que gosta dos outros.

Um estudo publicado esta quinta-feira no journal Psychological Science e desenvolvido por um grupo de investigadores da Carnegie Mellon University mostra que um abraço ajuda a prevenir o aparecimento de uma gripe.

A investigação sugere que uma ligação social sólida protege-nos da ansiedade, do stressa e da depressão. De acordo com o mesmo estudo, estes factores influenciam a prevenção de uma gripe.

Durante 15 dias, os investigadores observaram 400 pessoas e tentaram perceber quais os seus níveis de interacção e apoio social. Perguntavam a cada um se tinham sido abraçados naquele dia e se tinham tido algum problema com um familiar ou um amigo.

Foram-lhes administradas pequenas gotas nasais com o vírus da gripe. Depois, os voluntários foram colocados num hotel durante uma semana e os sintomas que iam surgindo foram monitorizados pelos investigadores.
As pessoas que recebiam mais abraços e tinham um maior apoio por parte dos familiares e amigos tinham menos sintomas do que os restantes.

“Há várias evidências que mostram que o toque pode proteger as pessoas de vários sintomas”, afirma  Sheldon Cohen, professor de psicologia da Carnegie Mellon. 

E qual será a ‘dose’ ideal de abraços? Segundo Cohen, “um por dia é o suficiente”.