Condutor de ambulância multado por parar numa berma para reanimar idosa

O condutor de uma ambulância foi multado por ter parado o veículo na berma da A8, em Torres Vedras, para reanimar uma idosa.

A notícia foi avançada esta manhã, pelo Correio da Manhã.

Os bombeiros foram chamados esta madrugada, às 2h06, para transportar uma idosa, de 80 anos, com um enfarte agudo do miocárdio, do Hospital de Caldas da Rainha para o de Santa Maria, em Lisboa. Durante o trajecto, o estado de saúde da doente agravou-se e a equipa parou o carro na berma da auto-estrada, para que o médico e a enfermeira pudessem proceder às manobras de reanimação.

Segundo o comandante dos bombeiros de Óbidos, um dos elementos da equipa chamou a GNR, depois de confirmar o óbito da doente, tal como está previsto nos termos da lei, para que se pudessem cumprir as formalidades necessárias para o transporte do corpo. “Os agentes preferiram identificar todos os elementos da equipa e multar em 120 euros o condutor da ambulância, uma pessoa que estava a fazer serviço voluntário e que agora corre o risco de perder a carta de condução”, referiu o comandante dos bombeiros de Óbidos, Carlos Silva, ao Público.

“Estava lá um médico e a partir do momento em que aquele atesta a morte, o cadáver não pode ser removido sem autorização do Ministério Público”, explicou o comandante.

Só uma hora depois de terem chegado e de terem multado o condutor do veículo, é que a GNR verificou "o local preciso em que ocorreu a morte e acompanhou a ambulância até à saída mais próxima da auto-estrada"

O INEM e os bombeiros de Óbidos já pediram à tutela que a multa seja anulada.