Advogado de Sócrates defende liberdade para todos os envolvidos

O advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates, João Araújo, considerou hoje “uma perfeita indecência” a alteração da medida de coação do ex-motorista João Perna, defendendo que todos os envolvidos na “Operação Marquês” deviam estar em liberdade.

Advogado de Sócrates defende liberdade para todos os envolvidos

João Araújo falava aos jornalistas à porta do Estabelecimento Prisional de Évora, onde visitou, durante cerca de duas horas e meia, o antigo chefe de Governo socialista.

Questionado sobre a alteração da medida de coação do ex-motorista, João Perna, que passou, na terça-feira, de prisão preventiva para obrigação de permanência na residência com pulseira electrónica, o advogado de José Sócrates respondeu: "Vejo como uma perfeita indecência".

"Todos devemos estar em liberdade e aqui todos eles, José Sócrates, João Perna, todos nós devemos estar em liberdade. A liberdade é uma coisa demasiadamente séria para se tirar assim", realçou.

O advogado disse ter-se deslocado a Évora para mais "uma visita de trabalho" com o ex-primeiro-ministro e admitiu estar a preparar novos requerimentos.

"Estou sempre a preparar requerimentos", respondeu João Araújo ao ser questionado pelos jornalistas, mas ironizou sobre o seu conteúdo: "É sobre a chuva e o bom tempo", referiu.

João Araújo foi a única visita que José Sócrates recebeu hoje na cadeia de Évora, onde se encontra em prisão preventiva há um mês.

O antigo líder socialista está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transacções financeiras no valor de vários milhões de euros.

Lusa/SOL