Internacional

Suspensas as buscas pelo avião da Air Asia

Foram suspensas, durante a noite, as buscas para encontrar o avião da Air Asia, que desapareceu este domingo com 162 pessoas a bordo em rota da Indonésia para Singapura.

O porta-voz do ministro indonésio dos Transportes referiu que a meteorologia está a dificultar as buscas mas que estas vão ser retomadas amanhã.

O voo QZ8501partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 05h20 (21h20 de sábado em Lisboa) e deveria chegar a Singapura às 08h30 (00h30 em Lisboa). Transportava 155 passageiros (138 adultos, 16 crianças e um bebé) e sete membros da tripulação.

A Autoridade de Aviação Civil de Singapura informou que o avião perdeu o contacto com a torre de tráfego de controlo aéreo de Jacarta quando já estava no espaço aéreo da Indonésia.

Este é o terceiro de três grandes incidentes a envolverem companhias aéreas da Malásia este ano.

O voo MH370, da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, desapareceu em Março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim. O aparelho continua desaparecido.

Em Julho, um segundo aparelho da mesma companhia, que operava o voo MH17, foi alegadamente derrubado no leste da Ucrânia, provocando a morte das 298 pessoas a bordo.

A Air Asia é liderada pelo empresário malaio e de ascendência portuguesa Tony Fernandes.

*com Lusa