Hotéis da Madeira a 90% para o fim-do-ano

Apesar das anunciadas greves da TAP e do Sindicato de Hotelaria da Madeira, a taxa de ocupação das unidades hoteleiras da Madeira, para o fim-do-ano, ultrapassa os 90%, mais 10% do que em 2013.

“Estamos acima dos 90% em taxa de ocupação e, em alguns hotéis, estaremos completamente cheios”, revelou hoje aos jornalistas a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

Ingleses, alemães, portugueses, escandinavos, polacos, franceses, espanhóis e russos são os turistas que mais procuram a Madeira nesta altura do ano.

Este ano, o Governo Regional da Madeira gastou mais de 2,5 milhões de euros nas festas de Natal e de Fim-de-Ano, um dos cartazes turísticos mais importantes da ilha.

Desses 2,5 milhões, cerca de metade (1,194 milhões) foram para as contestadas iluminações predominantemente brancas e 1,046 milhões para o fogo-de-artifício, contra os 945 mil de 2013.

Da lenda a melhor destino

Reza a lenda que, na última noite do ano, São Silvestre ‘apanhou’ a Virgem Maria a chorar, debruçada sobre o oceano. O motivo da sua tristeza era a bela Atlântida, imersa por Deus para castigo dos seus habitantes.

São Silvestre reparou que as lágrimas de Maria não eram lágrimas mas pérolas. Uma dessas lágrimas deu origem à ilha da Madeira, que passou a ser conhecida por ‘Pérola do Atlântico’.

Ora, o portal ‘European Best Destinations’ distinguiu recentemente a Madeira como o melhor destino para a passagem de ano, reconhecendo o espectáculo pirotécnico que ocorre todos os anos na baía do Funchal.

O anfiteatro do Funchal confere uma rara beleza ao espectáculo pirotécnico, este ano, podendo ser apreciado, pela 1.ª vez, da ‘Praça do Povo’, erigida sobre os escombros da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010.

Recorde-se que o ‘Guinness World of Records’ atribuiu aos 8 minutos de fogo-de-artifício que assinalaram a passagem de ano na Madeira, de 2006 para 2007, o título de “Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo”. Título que a Madeira manteve até 2012.

Este ano, o espectáculo pirotécnico que assinala a entrada em 2015 terá 35 postos de fogo-de-artifício e será acompanhado por 10 navios de cruzeiro na baía do Funchal.

A partir do mar, entre tripulantes e turistas, são esperadas cerca de 20 mil turistas.

O fogo-de-artifício que, este ano, dará as boas vindas a 2015 chama-se “Diamante de Luz” e o número de peças pirotécnicas é muito superior a 2013, criando um espectáculo mais dinâmico e menos repetitivo.

Ao todo são 130.014 disparos (cerca do dobro do ano passado), a partir de 35 postos de lançamento de fogo: oito na orla marítima, três no mar, 23 no anfiteatro da cidade e um na ilha do Porto Santo.

Cerca de 80% das peças pirotécnicas estoiradas na Madeira são fabricadas no norte de Portugal (Lixa) e 20% importadas da China. Para montar o espectáculo pirotécnico são necessárias 380 pessoas.