AirAsia: Encontrados corpos e destroços no mar de Java

Os destroços detectados hoje no mar de Java durante buscas aéreas pertencem ao avião da AirAsia, que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo, disse o director geral da aviação civil da Indonésia à agência AFP.  

AirAsia: Encontrados corpos e destroços no mar de Java

"Podemos confirmar que se trata do avião da AirAsia", afirmou Djoko Murjatmodjo, indicando que o ministro dos Transportes vai partir em breve para Pangkalan Bun, para a zona de buscas onde foram localizados os destroços.

Segundo a AP, foram ainda avistados vários corpos a flutuar no mar, que foram levados para um navio indonésio que participa nas buscas pelo aparelho. Os cadáveres não tinham os coletes salva-vidas vestidos .

Controladores aéreos negaram altitude pedida por piloto

Os controladores aéreos negaram o pedido do piloto do avião da AirAsia, desaparecido desde domingo, de elevar o Airbus de 32.000 para 38.000 pés de altitude uma vez que um outro aparelho voava a essa altura, informam hoje os 'media' locais.

Contudo, segundo a última conversa entre o comandante da aeronave e os controladores aéreos, divulgada pelos 'media' locais citados pela agência Efe, a torre de controlo aceitou ainda assim uma subida até aos 34.000 pés, porém já não chegaria a obter uma resposta.

Dois minutos antes, às 06h12 locais, o comandante Iriyanto pediu autorização para desviar o avião para a esquerda com o objectivo de evitar uma tempestade, um pedido aprovado de imediato.

O avião mudou de curso e, de seguida, pediu para elevar a altitude, mas quando os controladores voltaram a comunicar com o Airbus — às 06h14 –, já não obtiveram resposta da aeronave, que desapareceu dos radares, indica a agência noticiosa espanhola.

O avião da companhia de baixo custo AirAsia, com o número de voo QZ8501, descolou da cidade indonésia de Surabaia com destino a Singapura, onde deveria ter aterrado cerca de duas horas depois.

A bordo seguiam 162 pessoas, das quais 155 passageiros e sete membros da tripulação.

*com Lusa e AP