Consenso sobre AG da PT SGPS discutido no fim-de-semana

O Conselho de Administração da PT SGPS, esta sexta-feira reunido, foi suspenso e durante o fim de-semana decorrerão trabalhos com vista a um consenso sobre a data da realização da assembleia-geral, até agora marcada para segunda-feira.

Os trabalhos vão envolver a administração da empresa, a Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) e o presidente da mesa da assembleia geral, António Menezes Cordeiro.

O Conselho de Administração da PT SGPS esteve reunido cerca de seis horas, na sede da empresa, em Lisboa, até pouco antes das 22h00 horas, para avaliar a situação e encontrar uma solução face à assembleia geral de accionistas, marcada para 12 de Janeiro, segunda-feira.

"O Conselho de Administração foi suspenso e durante o fim de semana vão decorrer trabalhos para obter consenso entre o Conselho de Administração da PT SGPS, a Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) e o presidente da mesa da assembleia geral", disse à agência Lusa fonte oficial da PT SGPS.

A mesma fonte afirmou que o Conselho de Administração da PT SGPS vai retomar os trabalhos na segunda-feira de manhã e "tudo indica que a Assembleia Geral (AG) terá lugar na segunda-feira".

Contudo, a reunião magna da PT SGPS poderá ainda ser suspensa na própria segunda-feira e, neste caso, a AG terá que iniciar os trabalhos com a presença dos accionistas, podendo o presidente da mesa considerar que não estão reunidas as condições ou se, assim o entenderem, os accionistas ou o Conselho de Administração, podendo marcar-se uma nova data.

Várias têm sido as dúvidas sobre a efectiva realização da reunião de accionistas da PT SGPS na segunda-feira.

O dia de hoje começou com a CMVM a pedir, num ofício, à administração da PT SGPS mais informação e medidas de salvaguarda dos direitos dos accionistas e da legalidade das decisões a tomar, em vésperas da reunião de accionistas sobre a venda da PT Portugal.

A dois dias da assembleia-geral da PT SGPS sobre a aprovação, ou não, da venda da PT Portugal aos franceses da Altice, a CMVM divulgou um comunicado onde afirma ter enviado na quinta-feira um ofício ao Conselho de Administração da PT.

Este ofício, enviado também com conhecimento ao presidente da mesa da AG.

No seu comunicado, a CMVM lembra que a 16 de Dezembro de 2014, a PT divulgou ao mercado a correspondente proposta de deliberação e o "Documento Informativo respeitante à assembleia geral de accionistas a realizar no dia 12 de Janeiro de 2015 a pedido da Oi" e afirma que, entre 22 de Dezembro e 06 de Janeiro, "diligenciou junto dos órgãos sociais da PT no sentido de serem prestados esclarecimentos essenciais para que os accionistas pudessem exercer o seu direito de voto de forma ponderada e esclarecida".

Além disso, divulga ainda que o presidente da mesa da assembleia geral de accionistas deu conhecimento à CMVM a 06 de Janeiro "de carta por si dirigida ao presidente do Conselho de Administração da PT, na qual se pronuncia igualmente no sentido da falta de prestação de informação devida aos accionistas".

O regulador justifica ainda que a 07 de Janeiro a PT divulgou um comunicado de informação privilegiada, confirmando, entre outros aspectos, a manutenção da assembleia geral no dia 12 de Janeiro de 2015, "não suprindo todavia a falta de informação aos accionistas".

Lusa/SOL