Mulher morre com septicémia na sequência de uma gripe

Katie McQuestion começou a sentir-se doente, com sintomas de gripe, no dia 29 de Dezembro e, cinco dias depois, morreu.

Para obedecer às regras do hospital onde trabalhava, esta técnica de radiologia, de 26 anos, tomou a vacina contra a gripe. Apesar de ser uma pessoa saudável e de não ter antecedentes clínicos, ficou doente com gripe e desenvolveu uma septicémia , uma infecção grave geral do organismo.

Segundo o canal de televisão norte-americano ABC, os primeiros sintomas surgiram quando estava nas compras com a mãe. Deu entrada nas urgências de um hospital em Kenosha, Wisconsin (EUA), no dia 1 de Janeiro. Os médicos explicaram ao marido – com quem estava casada há quatro meses – e aos pais, que Katie estava com uma pulsação muito acelerada, com uma baixa pressão arterial e com uma baixa temperatura corporal.

Doze horas depois, o estado de saúde da jovem adulta piorou drasticamente. “Disseram-nos que ela estava com uma septicémia e que era tarde demais”, explicou a mãe.

Katie McQuestion morreu no passado dia 2 de Janeiro.

William Schaffner, médico do Vanderbilt University Medical Center em Nashville, explicou à ABC que é muito difícil prever quem é que pode desenvolver uma septicemia quando está com uma gripe, mas quem tiver asma ou uma doença pulmonar tem uma maior probabilidade.

Segundo o especialista, esta situação pode ocorrer quando uma gripe progride para uma pneumonia. “Normalmente uma pneumonia fica cingida aos pulmões, mas pode acontecer que a bactéria seja tão ‘má’ que saia dos pulmões e entre no sistema sanguíneo”.

Se tiver sintomas como falta de ar, tosse com expectoração amarela, verde ou com sangue, pode ser um sinal de pneumonia e é importante ir de imediato ao médico.