Prepare-se para o dia ‘mais infeliz’ de 2015

O Natal é uma das alturas mais felizes do ano, bem como a Passagem de Ano. Mas, de acordo com especialistas citados pelo jornal britânico Daily Star, o dia 19 de Janeiro, ou seja, amanhã, é o dia mais infeliz de 2015.

A ‘Blue Monday’ (‘Segunda-feira Melancólica’, em português) tem, de acordo com esses mesmos especialistas, várias causas: a meteorologia, as promessas de Ano Novo que não conseguimos cumprir e a ansiedade provocada pelos excessos alimentares cometidos durante as épocas festivas.

De acordo com Jane Clack, da agência de consultoria PayPlan, existem também aspectos financeiros por detrás deste sentimento de infelicidade: “O mês de Dezembro é dispendioso para a maioria das pessoas e há muitas que gastam mais do que podem, começando apenas a sentir alguma preocupação em Janeiro”.

Há quem se apoio em certos ‘estimulantes’ para ultrapassar estes problemas. Por isso, a nutricionista Alison Clark aconselha a evitar grandes quantidades de açúcar e café neste período mais ‘triste’: “A cafeína é muitas vezes vista como uma droga por actuar como um estimulante, aumentar a sensação de alerta e combater a fadiga. Demasiada cafeína – principalmente em pessoas que não estão habituadas a ingeri-la – pode causa irritabilidade e dores de cabeça”.